quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cartão Cinza / Cartão Cor

"A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. 
Ou seja aquilo que enxergamos."

 Cartão Cinza: O cartão cinza é utilizado por fotógrafos para padrão de referência para se determinar a exposição correta na hora de clicar. Esta técnica de medir a exposição pela luz refletida pelo cartão cinza produz leitura similar à da luz incidente em que a exposição não é influenciada nem pelo reflexo de objetos brilhantes, nem pela forma dos objetos iluminados e nem pelo peso das sombras presentes no cenário. Ou seja, reproduz fielmente a luz, sem modificações. O cartão cinza neutro permite que a câmeras com recurso de white balance efetuem compensação prévia das cores da iluminação ambiente. Um cartão cinza neutro também pode ser usado para processar o balanço de cores depois da foto ser feita. Com uma foto do cartão, são colhidos dados dos pixels e assim o software utilizado e esses mesmos são utilizados para corrigir o balanço de branco da imagem como um todo. A maioria das câmeras digitais efetua um razoável controle de cor e, na maioria das vezes, o uso do cartão cinza não se faz necessário, porém os fotógrafos profissionais costumam considerar o cartão cinza uma parte essencial do processo de fotografia digital.

                                                     Foto: fotografeumaideia.com.br



Cartão Cor: Serve para definir o balanço de cor em sets de filmagem ou em estúdios fotográficos, para montar profiles de cor para equipamentos variados, para medir a precisão de sistemas de prova, fazer calibragem de scanners, calibrar televisões e emulsões de filmes. O objetivo final é reproduzir as cores de forma fiel, sem desvios.Uma das características fundamentais deste cartão é que ele reflete as cores sempre da mesma forma em qualquer parte do espectro luminoso. Desta forma, seja em estúdio com flash ou luz contínua, seja ao ar livre ao meio dia ou ao nascer do sol, as cores refletidas serão sempre as mesmas. O cartão cor é feito de papel acetinado e pode ter de 08 à 140 cores.
                                                   Foto: bhphoto.com (Fonte: Wikipédia)

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Still Life - Natureza Morta

Still Life
Iluminação ULBRA Canoas 2013-2
Luz Natural / Lateral
Foto: Roberta Iribarrem
Profº : Fernando Pires
Velocidade: 1/8s
Diagragma: f/11
iso 500

Still Life - Mesa de Café

Iluminação 2013/2 ULBRA Canoas
Contra luz diagonal
Foto: Roberta Iribarrem
Produção - Everton Silveira, Guilherme Bonato, Lidiane Hein e Roberta Iribarrem
Prof: Fernando Pires


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Luz!

Propriedades fisico-ópticas da luz:

Transmissão: é produzida quando a luz atravessa um objeto colorido. Parte da luz vai ser absorvida e parte vai ser transmitida por esse objeto.


Reflexão: acontece quando a luz chega a um objeto e rebate ou reflete, em parte ou totalmente, esse objeto. A luz pode ser refletida de maneira direta ou difusa.
 

1. Direta: é produzida quando a luz reflete de uma superfície lisa (espelho). A luz vai refletir no mesmo ângulo no qual incide/chega a essa superfície.Produz uma luz mais intensa, com maior contraste e sombras duras.

2. Difusa: é produzida quando a luz chega a uma superfície ou objeto que tem textura, (parede com textura). Produz uma luz mais suave, gera menor constraste, sombras leves.

 

Absorção: Consiste na diminuição da energia de uma radiação, neste caso a luz, na sua passagem através da matéria, isto é, uma acumulação na matéria de parte da energia proveniente de radiações luminosas.

Refração: É o fenômeno que ocorre com a luz quando ela passar de um meio homogêneo e transparente para outro meio também homogêneo e transparente. 
Difração: Denomina o desvio sofrido pala luz ao passar por um obstáculo, tal como as bordas de uma fenda em um anteparo.

Polarização: É quando a luz que se propaga em todos os planos, passa por uma fenda a qual "drena" essas ondas, deixando ela em uma só, assim passa a se propagar em um único plano.

 

Iluminação:

Luz: onda eletromagnética visível pelo olho humano.
Sem a luz, não há fotografia, expressão que significa ‘gravar com a luz’.

Luz natural: sol - varia durante o dia.
Luz artificial: lâmpadas, fogo, flashes(varia dependendo da fonte).

Tipo de Iluminação           Temperatura de Cor
Chama da Vela                                   1900K
Lâmpada Doméstica                       2800K
Lâmpada Alógena de Filmagem     3200K
Lâmpada Foto Flood de Estúdio        3400K
Luz do Dia                                      5000K
Flash fotográfico                             6000K
Céu Nublado claro                    Acima de 8000K
Luz de direção:
Luz direta (frontal) : também conhecida como ‘iluminação lavada’, considerada uma luz de má qualidade,  chapando a cena, reduzindo o relevo.
Contra-luz: iluminação por trás que vai gerar uma silhueta.
Superior: produz sombras duras e inadequadas para modelos, pois aumenta a sensação de olheiras escuras.
Luz Zenital (inferior): produz sombras pouco naturais que causam estranheza e incômodo, usada para causar  suspense e terror.
Lateral (45º): a iluminação mais utilizada, produz sombras diagonais que ajudam a definir a  perspectiva e a profundidade da cena.
Lateral (0º): conhecida por ‘luz rasante’, é colocada paralelamente ao objeto, ideal quando é necessário mostrar a textura e destacar relevos. 
Luz de Qualidade: 
Luz dura: produz sombras densas e bem marcadas, gerando áreas muito contrastadas.Normalmente é produzida por fontes pequenas de luz: sol a pino, flash direcional,luz direta e acessórios como
Fresnel, parábolas.
Luz suave: produz sombras tênues e uma iluminação ampla. Normalmente éproduzida por grandes fontes de luz, como um dia nublado e acessórios como a sombrinha.
Luz difusa:  suaviza as sombras. (quase sem sombras)
 Luz rebatida: refletida em algo, suaviza sombras; rebatedor: prata/dourado.

Fonte: Wikipedia
.